FAZENDO NEGA�CIOS NO BRASIL: ABAIXO ASSINADO PELA DESBUROCRATIZAA�A?O

O quanto é difícil fazer negócios no Brasil? A resposta é simples: tempo demais!

Conforme o reconhecido rank da plataforma Doing Business, o Brasil ocupa atualmente a 125ª posição global no rank que mede a facilidade para se fazer negócios em um determinado país. Se o tema em questão for a facilidade para a abertura de uma empresa a questão é ainda pior, com o país amargando a 176ª posição. E isto considerando que as economias são classificadas de 1 a 190.

No que diz respeito ao tempo médio dispendido com os procedimentos necessários para o pagamento de tributos, por seu turno, o Brasil está a apenas 6 pontos da pior classificação possível, sendo necessárias quase 2.000 (duas mil) horas por ano para a elaboração, transmissão e recolhimento de todos os tributos devidos.

Diante desta situação, a Endeavor Brasil iniciou há alguns meses o abaixo assinado “Burocracia para tudo! Por um país com menos barreiras para o empreendedor brasileiro”, que pode ser conferido e apoiado neste link e que tem como objetivo principal pressionar o governo a garantir um ambiente de negócios desburocratizado e mais receptivo ao mercado em geral.

Nós da Exceptio, como profissionais do direito empresarial, apoiamos a medida e entendemos que a economia, como um ambiente complexo e construído a partir da ação humana, deve, dentro dos limites legais, permitir o desenvolvimento de novos negócios e ideias com o mínimo de intervenção possível, de modo a atrair investimentos e fomentar a inovação.

Equipe Exceptio – Direito Empresarial na Prática.


Nossos artigos também são publicados em nossa página no Jusbrasil! Veja aqui e siga a gente lá!

Equipe Exceptio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *